( ) O numero de alunos que falam frances é igual a 0,6 do numero dos que falam espanhol.
( ) Se 9 dos alunos consultados falam 3 linguas e 5 não falam nenhuma delas, então mais da metade dos alunos falam francês.
( ) Se 9 dos alunos consultados falam as três linguas e 5 não falam nenhuma delas, então exatamente 24 desses alunos não falam apenas inglês.
Solução:
Total: 100 alunos
Línguas: Inglês, francês e espanhol.
Podemos ter alunos que:
Não falam nada: N
Falam só inglês: In
Falam só francês: F
Falam só espanhol: E
Inglês e francês: InF
Inglês e espanhol: InE
Espanhol e francês: EF
Inglês, espanhol e francês: InEF
Sabemos que:
In + F + E + InF + InE + EF + InFE + N = 100 (1)
42 = In + InE + InF + InEF (2)
12 = InF + InEF (3)
18 = InE + InEF (4)
16 = EF + InEF (5)
E + EF + InE + InEF = 1,5*(F + EF + InF + InEF) (50% maior).
Trabalhando essa igualdade:
E + InE = 1,5F + 0,5EF + 1,5InF + 0,5InEF (6)
Assim, usando (2) em (1):
42 + F + E + EF + N = 100
F + E + EF + N = 58 (7)
Primeira afirmação:
Falsa, pois o número de alunos que falam espanhol é precisamente 50% maior que o número daqueles que falam francês.
Assim, vou chamar de EE os alunos que falam espanhol (E + InE + EF + InEF) e de FF (F + EF + InF + InFE) os que falam francês.
Do exercício temos que:
EE = 1,5FF, logo
FF = 0,666666EE, e não 0,6 apenas.
Segunda afirmação:
InFE = 9 e N = 5, então FF > 50.
De (3), InF = 3
De (4), InE = 9
De (5), EF = 7
De (2), In = 21
E + InE = 1,5F + 0,5EF + 1,5InF + 0,5InEF (6)
Assim, usando (2) em (1):
42 + F + E + EF + N = 100
F + E + EF + N = 58 (7)
Primeira afirmação:
Falsa, pois o número de alunos que falam espanhol é precisamente 50% maior que o número daqueles que falam francês.
Assim, vou chamar de EE os alunos que falam espanhol (E + InE + EF + InEF) e de FF (F + EF + InF + InFE) os que falam francês.
Do exercício temos que:
EE = 1,5FF, logo
FF = 0,666666EE, e não 0,6 apenas.
Segunda afirmação:
InFE = 9 e N = 5, então FF > 50.
De (3), InF = 3
De (4), InE = 9
De (5), EF = 7
De (2), In = 21
Combinando todos esses dados em (1):
21 + F + E + 3 + 9 + 7 + 9 + 5 = 100
F+E = 46
21 + F + E + 3 + 9 + 7 + 9 + 5 = 100
F+E = 46
Usando (6):
E + 9 = 1,5F + 0,5*7 + 1,5*3 + 0,5*9
E - 1,5F = 3,5
Tendo o sistema:
E + F = 46
E - 1,5F = 3,5
2,5F = 42,5
F = 17
E + 9 = 1,5F + 0,5*7 + 1,5*3 + 0,5*9
E - 1,5F = 3,5
Tendo o sistema:
E + F = 46
E - 1,5F = 3,5
2,5F = 42,5
F = 17
Assim, FF = F + InF + EF + InFE = 17 + 3 + 7 + 9 = 36 < 50, falsa.
Terceira afirmação:
Falsa também. Já que o número de alunos que falam apenas inglês é 21, sendo, portanto, o número dos que NÃO falam apenas inglês 100-21 = 79
Terceira afirmação:
Falsa também. Já que o número de alunos que falam apenas inglês é 21, sendo, portanto, o número dos que NÃO falam apenas inglês 100-21 = 79
Escolhi como a melhor: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120220145945AAOY1IU , vê o comentário que eu deixei la pf.
ResponderExcluirCara, esse método de usar as devidas letras representando as partes do diagrama de veen, funciona sempre ou tem alguma condição para poder usa-lo? É pra eu poder saber se quando não acho usando esse método se o erro é meu ou não tem dado suficiente ou coisas assim.
Obrigado por toda ajuda que me deu hoje! (Espero poder lhe perturbar mais rs)
A princípio funciona sempre. É simplesmente uma forma de organizar o exercício.
ResponderExcluirVou agora revisar o exercício acima.. Vamos ver...
Cara. Refiz aqui, deu a mesma coisa.. Não sei se tem alguma coisa digitada errada. Na segunda afirmação, os alunos que falam francês é 36 mesmo, menor que a metade. Porém os que falam espanhol é 54. Talvez seja o número dos alunos que falam espanhol que ele queira, ou tem alguma coisa diferente no enunciado.
ResponderExcluirNa terceira afirmação, alunos que não falam apenas inglês seria o que? Tentei ver o que poderia ser. Talvez seja os alunos que falam outra língua além de inglês (InF, InE, InEF), mas esta soma de 21, o que seria falso também. Não sei..
Ah ta, entendi cara.
ResponderExcluirPoxa deve ser erro no enunciado/gabarito mesmo. ;D